No mundo existe diversas pessoas que não têm conta bancária, isso porque não têm interesse em criar ou perderam acesso a ela.
No artigo de hoje vamos abordar sobre esse assunto. Vamos lá:
Conheça algumas razões pelas quais as pessoas não têm conta bancária.
Embora muitos de nós consideremos ter uma conta bancária algo garantido, ainda há um número considerável de pessoas que têm acesso limitado aos principais serviços bancários.
Os termos mais habitualmente utilizados para se referir a estes indivíduos são “sem conta bancária” e mais da metade da população angolana podem ser classificadas como tal.
Há uma variedade de razões diferentes pelas quais as pessoas não têm conta bancária, algumas são de sua própria escolha, enquanto outras foram impostas a elas devido a circunstâncias diferentes.
Entre as muitas razões pelas quais as pessoas não têm ou têm poucos bancos estão:
Histórico de crédito ruim
Muitos produtos bancários envolvem um elemento de empréstimo, como saques a descoberto e cartões de crédito. Se um indivíduo tiver uma pontuação de crédito baixa, seu acesso a esses produtos bancários será restrito. As pessoas podem ter um histórico de crédito ruim se perderem pagamentos de empréstimos ou cartões de crédito. Além disso, as pessoas que são novas no setor bancário podem não ter um histórico de crédito suficiente para que possam receber a oferta de determinados produtos.
Falta de confiança nos bancos
Muitas pessoas ainda desconfiam muito das instituições financeiras e não têm certeza de que cuidarão do seu dinheiro. Algumas pessoas acreditam que as taxas cobradas pelos bancos são demasiado elevadas e retiram-se voluntariamente do sistema bancário convencional.
Conveniência e Acesso
Com muitos bancos a fechar sucursais em zonas rurais, muitas pessoas viram o seu acesso ao sistema bancário restringido e limitado. Embora muitos tenham adotado o banco online, outros clientes, especialmente os idosos, não têm tanto conhecimento de informática e, portanto, não conseguiram acessar os produtos que gostariam. Mesmo em áreas onde há agências bancárias suficientes, muitas pessoas encontram-se com poucos bancos porque o horário de funcionamento das agências simplesmente não é conveniente para elas.
Problemas com linguagem e alfabetização
Um grande número de indivíduos sem conta bancária tem dificuldade em compreender o jargão e os diferentes termos associados a vários produtos bancários. Isto significa que não estão suficientemente confiantes para aceitar determinados produtos ou mesmo para pedir conselhos aos funcionários do banco.
Em outros casos, os trabalhadores migrantes, as pessoas que se mudaram de outros países para Angola, não falam português o suficiente para serem capazes de comunicar as suas necessidades bancárias e a maioria dos bancos não tem serviços de tradução para ajudá-los. Portanto, eles ficam com poucos bancos como resultado.
Desempregado ou falta de renda estável
Para abrir uma conta bancária, muitos bancos vão exigir que você tenha um emprego ou uma fonte estável de renda. Isso ocorre porque muitas contas à ordem exigem que você deposite um valor mínimo por mês para manter a conta aberta. As pessoas que estão desempregadas têm, portanto, dificuldade no acesso à maioria dos produtos bancários. Mesmo quem trabalha em regime de meio período ou como freelance não pode garantir que ganhará a mesma quantia todos os meses. Isso faz com que eles não consigam abrir uma conta que exija um depósito mínimo mensal.
Falência e conta encerrada
As pessoas que foram declaradas falidas podem não conseguir abrir uma nova conta bancária até que tenham liquidado todas as suas dívidas pendentes ou tenham seus ativos descongelados.
Por que uma conta bancária foi encerrada sem aviso prévio?
A probabilidade de sua conta bancária ser encerrada sem qualquer aviso é geralmente baixa. No entanto, a taxa de encerramento de contas está a aumentar.
Sua conta bancária poderá ser encerrada sem aviso prévio se o banco suspeitar de atividades fraudulentas, se você sacar sua conta repetidamente ou se não usar a conta por um longo período.
Está se tornando cada vez mais comum os bancos bloquearem contas sem aviso prévio. Existem vários motivos pelos quais um banco pode bloquear sua conta bancária, incluindo:
Suspeitas de atividades fraudulentas
Violação significativa dos termos e condições da conta
Descobertos consistentes além dos limites acordados
Inatividade prolongada na conta
Impacto negativo na reputação do banco
Vamos examinar mais de perto cada um desses motivos, a melhor ação que você pode tomar para se proteger e para qual provedor você deve considerar mudar.
Suspeitas de atividades fraudulentas
Os bancos podem bloquear contas, e muitas vezes o fazem, quando os pagamentos são feitos para sua conta ou para fora de sua conta, o que é diferente de suas transações “normais”. Isso pode acionar um alerta para o banco bloquear sua conta até que o pagamento seja verificado e confirmado se é legítimo.
Muitos destes “gatilhos” são automatizados pelos sistemas bancários de monitorização interna que bloquearão automaticamente uma conta se uma regra for acionada. Por exemplo: se o seu rendimento anual for de 900 mil e em um único você recebe 5 milhões na conta, automaticamente trás uma suspeita na sua conta.
Violação significativa dos termos e condições
Os bancos implementam várias políticas para proteger a si próprios e aos seus clientes. Uma violação significativa dos termos e condições da conta refere-se a ações do titular da conta que vão contra as regras estabelecidas pelo banco.
Por exemplo, se alguém usar sua conta pessoal, ou você alugar o seu cartão visa para fins comerciais quando ela se destina especificamente apenas para o uso pessoal, isso poderá ser considerado uma violação.
Outro exemplo é não manter o saldo mínimo exigido se esta for uma condição estipulada da conta. E, claro, qualquer atividade ilegal relacionada à sua conta bancária violará quaisquer termos e condições estabelecidos pelo seu provedor bancário.
Descobertos consistentes além dos limites acordados
A maioria dos bancos cobra taxas de cheque especial se você gastar regularmente mais dinheiro do que tem em sua conta. Se você acumular muitas taxas, o banco poderá bloquear sua conta para evitar maiores perdas.
Inatividade prolongada na conta
A inatividade prolongada em uma conta pode levar um banco a fechá-la sem aviso prévio. Os bancos consideram frequentemente as contas inativas como um risco ou um encargo administrativo. Se não houver transações durante um período significativo, o banco poderá encerrar a conta para agilizar suas operações. É aconselhável fazer transações ocasionais para manter uma conta ativa e evitar o encerramento por inatividade.
Impacto negativo na reputação do Banco
Se as ações do titular da conta impactarem negativamente a reputação do banco, o banco poderá encerrar a conta sem aviso prévio. Isto pode acontecer se o titular da conta estiver envolvido em atividades que atraiam a atenção negativa da mídia ou críticas públicas, prejudicando potencialmente a imagem do banco.
Acabamos de ver algumas razões pelas quais algumas pessoas não têm conta em um banco e conforme visto, há várias ocasiões em que um banco pode precisar encerrar sua conta e muitas vezes sem aviso prévio.