Eles podem parecer iguais, mas nem sempre funcionam da mesma forma.
Os cartões de débito e crédito são amplamente utilizados em todo o mundo, incluindo Angola, e, embora pareçam semelhantes, existem grandes diferenças entre eles. Por exemplo, um cartão de débito vulgo Multicaixa em Angola, retira fundos diretamente da sua conta bancária, enquanto um cartão de crédito está vinculado a uma linha de crédito que você pode pagar posteriormente.
Neste artigo, veremos como funciona cada tipo de cartão e se é melhor usar um ou outro.
Qual é a diferença entre os dois cartões?
Os cartões de débito e crédito permitem que os titulares do cartão obtenham dinheiro e façam compras. Os cartões de débito multicaixa estão vinculados à conta bancária do usuário e limitados pela quantidade de dinheiro que ela contém.
Os cartões de crédito fornecem ao usuário uma linha de crédito que ele pode pedir emprestado conforme necessário e pagar mais tarde. Os cartões de crédito cobram juros sobre o dinheiro emprestado pelo titular do cartão (a menos que seja pago dentro do período de carência).
Os cartões de crédito ajudam a construir um histórico de crédito, enquanto os cartões de débito não.
Como funcionam os cartões de débito multicaixa
Os bancos angolanos é não só, emitem cartões de débito multicaixa para seus clientes, para que eles possam fazer compras ou obter dinheiro sem precisar preencher um cheque em papel ou ir ao caixa do banco. O cartão está vinculado à conta corrente (ou às vezes poupança) do cliente.
Os cartões de débito podem ser usados para saques em caixas eletrônicos (ATMs), bem como para compras em lojas físicas nos terminais de pagamentos automáticos (TPAs) e online (função não disponível em Angola). Quando o cartão é utilizado em uma transação, o dinheiro sai da conta vinculada imediatamente ou após um breve intervalo. Se você não tiver dinheiro suficiente na conta para cobrir a transação, seu cartão poderá ser rejeitado.
Os cartões de débito multicaixa possuem um número de identificação pessoal (PIN) exclusivo, que você digita no teclado do caixa eletrônico ou no terminal TPA, no ponto de venda do comerciante. Nas transações online, poderá ser solicitado o código de validação do cartão como medida de segurança, porém esse sistema ainda não está disponível em Angola, mas pode estar em breve, segundo a EMIS.
Como funcionam os cartões de crédito
Os cartões de crédito também são emitidos por bancos, mas exigem um processo de inscrição separado. Você não precisa manter uma conta nesse banco para se inscrever.
Em vez de estarem vinculados a uma conta bancária, os cartões de crédito possuem uma linha de crédito contra a qual o usuário pode pedir um empréstimo, geralmente até um determinado limite predefinido. Os emissores de cartões cobram juros sobre o dinheiro emprestado pelo titular do cartão, embora os titulares do cartão muitas vezes possam evitar juros se pagarem o saldo total dentro do período de carência do cartão.
Assim como os cartões de débito, os cartões de crédito normalmente pertencem a uma rede de processamento de cartões como Visa e Mastercard e podem ser usados em qualquer lugar onde os cartões dessa rede sejam aceitos. No entanto, cartões de crédito de marca própria ou de loja são uma exceção: eles são válidos apenas em uma determinada rede.
Também como os cartões de débito, os cartões de crédito muitas vezes podem ser usados em caixas eletrônicos para sacar dinheiro, embora os adiantamentos em dinheiro no cartão de crédito possam ser caros em termos de taxas e juros.
Outras diferenças importantes entre cartões de débito e crédito
Além das distinções mencionadas acima, os cartões de débito e crédito apresentam algumas outras diferenças. Entre os mais importantes:
Os cartões de débito não afetarão sua pontuação de crédito. Sua pontuação de crédito é baseada em informações fornecidas às agências de crédito por seus diversos credores, incluindo quaisquer emissores de cartão de crédito. Se você pagar consistentemente suas contas de crédito em dia, isso ajudará em sua pontuação de crédito, enquanto pagamentos perdidos ou atrasados irão prejudicá-la. Os cartões de débito, no entanto, não reportam às agências de crédito, portanto não afetarão sua pontuação de uma forma ou de outra.
Os cartões de débito multicaixa não cobram juros. Você não deverá pagar juros no seu cartão de débito porque não está pedindo dinheiro emprestado. No entanto, se você tiver cheque especial em seu cartão e gastar mais do que tem em sua conta, o banco lhe emprestará o dinheiro para cobrir a diferença e você enfrentará taxas de cheque especial.
Os cartões de crédito geralmente pagam recompensas. Muitos cartões de crédito hoje possuem programas que recompensam os titulares com dinheiro de volta ou milhas aéreas em suas compras. Alguns cartões de débito multicaixa e contas correntes também estão começando, mas suas recompensas tendem a ser menos generosas, por exemplo a Standard Bank já disponibiliza esse serviço no multicaixa.
Os cartões de crédito oferecem melhores proteções ao consumidor. Os cartões de crédito e débito são regidos por diferentes leis de consumo. Com um cartão de crédito, sua responsabilidade por cobranças fraudulentas é geralmente limitada. Com um cartão de débito, você pode (na pior das hipóteses) perder todo o dinheiro das suas contas vinculadas.
O qual é melhor: cartão de crédito ou cartão de débito multicaixa?
Tanto os cartões de crédito quanto os de débito podem ser úteis para ter na carteira. Na verdade, é difícil viver no mundo financeiro de hoje sem um ou ambos. Alguns comerciantes nem aceitam mais dinheiro.
Os cartões de crédito podem ser especialmente úteis se você precisar fazer uma compra grande ou enfrentar uma emergência financeira e não tiver dinheiro suficiente disponível em sua conta corrente.
Os cartões de débito, por outro lado, podem ser úteis para permanecer dentro do seu orçamento e não gastar dinheiro que não tem. Os cartões de crédito são uma maneira fácil de ter problemas financeiros se você estiver inclinado a isso.
Se você está tentando construir um histórico de crédito ou reparar um histórico danificado, um cartão de crédito usado com responsabilidade pode ser uma maneira prática de conseguir isso. Na verdade, existem cartões de crédito projetados principalmente para essa finalidade: cartões de crédito estudantis, cartões de crédito iniciais e cartões de crédito garantidos.